Match Preview Manchester United x Barcelona – Champions League – Final



Está chegando o grande dia ! Neste sábado(28), Wembley vai presenciar mais uma final histórica da Champions League. Manchester United e Barcelona serão os grandes protagonistas deste espetáculo. De um lado, a garra do elenco do Man Utd, do outro , Lionel Messi, atual melhor jogador do mundo e maior artilheiro em uma temporada pelo Barcelona.

Para chegarem até aqui, Manchester United e Barcelona passaram por grandes adversários e se estão em Wembley tem lá seus méritos. 

Campanha Manchester United:

Na 1ª fase, Manchester United se classificou com facilidade. Foi o primeiro em seu grupo e não perdeu nenhuma partida até agora. Nas oitavas de final, os diabos vermelhos enfrentaram a equipe francesa do Olympique de Marselha. No resultado agregado de 2x1, o Man Utd se classificou para a fase seguinte.

Man Utd em duelo nas quartas de final. Foto: SkySports
Quis o destino que nas quartas de final  o Manchester United enfrentasse seu grande rival nas últimas temporadas: o Chelsea. E nos dois confrontos, a tradição e o capacidade de decisão de Ryan Giggs pesaram e muito. Na primeira partida, em Stamford Bridge, venceram por 1 a 0, gol de Rooney. Em Old Trafford, o resultado foi 2 a 1 e como conseqüência desta vitória, passaporte carimbado para ás semi-finais.

Talvez na semi-finais, foi a fase onde o Manchester United encontrou mais facilidade. O adversário era o Schalke 04 da Alemanha. Em Gelsenkirchen, os diabos vermelhos dominaram a partida e venceram por 2 a 0. Na partida de volta, no Teatro dos Sonhos, a equipe mista do Manchester United mostrou sua força e venceu com convicção por 4 a 1, com dois gols do brasileiro Anderson. 

Está foi a trajetória do Manchester até aqui.

Campanha F.C. Barcelona:

Barcelona é o grande favorito para o título. Foto:Skysports
Não muito diferente do Manchester United, o Barcelona não teve muitas dificuldades na primeira fase e se classificou em primeiro em seu grupo. Nas oitavas, seu adversário foi um velho conhecido: o Arsenal. Mas não teve jeito para o Arsenal não. O Barcelona se classificou com facilidade e com apresentação mitologia de Messi na partida de volta, no Camp Nou.

Nas quartas de final, um adversário frio. Era a vez do Shakthar Donetsk provar do ataque do Barcelona. Não deu outra, o time de Pep Guadiola garantiu sua vaga logo na primeira partida partida: 5 a 1 para os catalães. Na partida de volta, na Doombas Arena, mais uma vitória e vaga garantida nas semi-finais.

Que semi-final hein?! Nada mais nada menos que Barcelona e Real Madrid. Foram duas partidas bastantes nervosas, mas deu Barcelona. No primeiro confronto, ficou 2 a 0 para os catalães. Em Camp Nou, no segundo confronto, empate em 1 a 1 e vaga merecida para a final.

O Jogo:

Troféu da Champions League enfrente ao Estádio de Wembley. Foto: Getty Images

Será a segunda vez que Manchester United e Barcelona vão decidir uma final de Champions League. Na primeira, o Barcelona levou a melhor. E para levar a melhor desta vez, o Manchester United conta a experiencia de Van der Sar e de Ryan Giggs. Esta será a última partida do goleiro holandes como jogador profissional.

Ferguson tem várias opções para o meio campo, mas deve sair com Michael Carrick, Ji Sung Park, Ryan Giggs e Antonio Valência. No ataque, a dupla que vem dando muito trabalho aos defensores, Rooney e Chicharito.

No Barcelona, Guardiola deve promover a volta do lateral francês Eric Abidal, após cirurgia feita no fígado. No meio de campo, Sergio Busquest deve sair como titular, apesar de Mascherano também estar fazendo uma boa temporada.

Sabia que ?

• O Barcelona e o United vão tentar vencer pela quarta vez a Taça da Champions League, para igualar o AFC Ajax e o FC Bayern München, ficando apenas atrás do Liverpool FC (cinco vitórias), AC Milan (sete) e Real Madrid (nove).

• Alex Ferguson se vencer neste sábado irá igualar a Bob Paisley (1977, 1978, 1981), do Liverpool, como o treinador com mais triunfos na Taça dos Campeões Europeus.

• Guardiola tornou-se a sexta pessoa a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus como jogador e como treinador quando conduziu o Barcelona ao triunfo sobre o United na final de 2009, igualando a proeza de Miguel Muñoz, Giovanni Trapattoni, Johan Cruyff, Carlo Ancelotti e Frank Rijkaard. O espanhol tinha apenas sete anos quando Alex Ferguson participou pela primeira vez como treinador nas competições europeias, com 36 anos, ao serviço do Aberdeen, na época 1978/79.

Prováveis Equipes:

Man Utd: Van der Sar; Rafael, Ferdinand, Vidic, Evra; Carrick, Park, Giggs e Valencia; Rooney e Chicharito
Barcelona: Valdés; Dani Alves, Piqué, Puyol, Abidal; Busquest, Xavi, Iniesta; Pedro, Villa e Messi

Transmissão:

ESPN, Globo, Band ás 15h15, horário de Brasília.

Por Thiago de Lis

Um comentário: