Clássico em Londres, deu Chelsea...


20 de janeiro de 2013 – Campeonato Inglês - Chelsea 2x1 Arsenal:

Se enfrentaram no Stamford Bridge em Londres Chelsea x Arsenal. Num jogo muito franco e movimentado o Chelsea massacrou no primeiro tempo, e venceu por 2 x 0. Já na segunda etapa o Arsenal melhorou como já havia feito no fim do jogo antes do intervalo, e foi melhor que o Chelsea. Diminuiu com gol de Walcott, mas o placar final demonstrou que os azuis foram melhores. E assim ficou Cheslea 2 x 0 Arsenal.
O Chelsea de Rafa Benitez foi no 4-2-3-1, com:

Cech;
Azpilicueta,Cahill, Ivanovic, Cole;
Ramires, Lampard;
Oscar, Mata, Hazard;
Fernando Torres.

Tinha um linha de quatro defensores e a frente os volantes eram o brasileiro Ramires e Lampard. E nessas duas peças estão boa parte das qualidades do time dos Blues. Pensando numa armação mais pragmática alguém pode sentir falta de um volante mais pegador, um brucutu ou leão de chácara; mas a verdade é que mesmo com dois segundo volantes o Chelsea não perde em marcação. E no envolvimento de todos os jogadores de linha na marcação esta o segredo, o time todo incomoda a saída de bola adversária e “morde” o tempo todo. Na linha dos meias estão Oscar a direita, Mata centralizado e o belga Hazard a direita, e essa formação assim como os volantes é bem leve e de muita movimentação e alternância de posição. Na frente esta Fernando Torres, que só se explica a presença do espanhol em detrimento de Demba Ba pensando em negocio e deve ser o forma de Abramovic não desvalorizar seu caríssimo produto.

E o Arsenal de Arsene Wenger no 4-2-3-1, com:

Szczesny;
Sagna, Mertesacker, Vermaelen, Gibbs;
Diaby, Coquelin;
Walcott, Wilshere,  Cazorla;
Girould.

O time do francês Wenger tinha uma linha de quatro defensores e de volantes Diaby e Coquelin e esses, diferente do adversário, não dão ao time uma saída de bola tão qualificada. O que sobrecarregava o trio de meias formado por Walcott, Whilsere e Cazorla que fizeram no geral uma partida ruim, com alguns momentos de inspiração. Na frente Giroud também não brilhou.

Como disse no começo o primeiro tempo foi um massacre. E a marcação do Chelsea foi o diferencial, pois o Arsenal não conseguia criar nem penetrar em sua defesa. E em duas roubadas de bola de Ramires, uma como falta, saíram os gols azuis. Na primeira o brasileiro roubou e Hazard deu lindo lançamento que Mata dominou com extrema qualidade e fez, 1x0. Já na segunda Ramires recuperou a bola, Mata puxou o contra ataque, devolveu para Ramires que sofreu pênalti, Lampard converteu e fez 2x0. Ainda no finzinho do primeiro tempo o Arsenal melhorou, e equilibou o jogo. Muito porque Whilsere buscou mais o jogo para fazer a transição para o ataque.

No segundo tempo Arsenal continuou melhor e seus meias acordaram um pouquinho. Cazorla ajudava mais na organização e Walcott infiltrou bastante, e se não fosse impedimentos teria criado chances. E o gol de honra do Arsenal foi retrato dessa mudança de postura, enfiada de Cazorla para Walcott infiltrar e diminuir, 2x1. E assim terminou.

Chama muita a atenção à formação do meio de campo do Chelsea, com as características já citadas dos seus volantes. E com essa qualidade de passe e organização, proporciona que Mata seja ainda mais um ponta de lança que encosta muito nos outros três companheiros de ataque.

Felipe Xavier Pelin, gosta desse negocio chamado Futebol e também escreve no Twitter no @CampoeBola

0 comentários: