A Transição milionária no Chelsea


Fundado em 1905, o Chelsea Football Club vive nos dias de hoje o maior momento de glória do clube. Reconhecido mundialmente por sempre desfilar nos gramados ingleses e europeus com grandes craques, o Chelsea hoje é uma das marcas mais fortes do futebol mundial.

Criado para jogar no Stamford Bridge, estádio inaugurado no dia 28 de Abril de 1877 o Chelsea vem se tornando nos últimos anos um dos maiores clubes do mundo, objetivo esse do bilionário russo Roman Abramovich, que quando comprou os Blues em 2003 deixou claro que iria fazer do Chelsea o maior clube de futebol do planeta.

O russo nascido no dia 24 de outubro de 1966, em Saratov no sul da Rússia teve como seu primeiro negócio: fabrica e venda de brinquedos de plástico. Todos os modelos eram desenhados e concebidos por Roman. No ano seguinte, juntou-se a dois amigos e dedicou-se ao comércio de peças para automóveis, ao mesmo tempo em que estudava no Instituto Superior de Engenharia Petrolífera e do Gás, em Moscou. Mas, em 1988, abandonou os estudos para se dedicar a ser intermediário de negócios internacionais na área do petróleo. Aproveitou os conhecimentos que tinha neste setor para investir o seu dinheiro nas privatizações das companhias petrolíferas.

O talento para o negócio de Roman Abramovich levou a ser contratado para o cargo de diretor de uma das companhias do mais poderoso magnata do petróleo da Rússia, Boris Berezovsky. Nesta altura, Roman começou a ser um homem influente no Kremlin, nomeadamente junto do presidente Boris Ieltsin.
Conseguiu ser eleito senador no parlamento russo, em 1999, graças aos votos obtidos na região de Chukhotka, na Sibéria, onde fez vários investimentos e donativos. Dois anos mais tarde, foi eleito governador da região. Entretanto, a origem da fortuna de empresários como Abramovich começou a ser investigada pelas autoridades russas a partir do momento em Valdimir Putin assumiu a presidência do país, em 2000.

Nesse ano, Berezovsky foi obrigado a fugir do país e Abramovich ficou com 80% das ações da sua empresa petrolífera e com a maioria das ações de um canal televisivo. A partir disso, Abramovich investiu na companhia aérea Aeroflot, na maior companhia de alumínios russa e nos setores de automóvel, energético, elétrico, farmacêutico e de seguros.

Estendeu os seus negócios a Inglaterra, onde a partir de 2003 investiu no futebol. Em julho desse ano, comprou o Chelsea, de Londres, por 355 milhões de euros com o objetivo de transformá-lo no maior clube do mundo.

Na temporada seguinte, 2004/2005, contratou o treinador português José Mourinho e os jogadores Ricardo Carvalho, Tiago e Paulo Ferreira. O Chelsea começou a ganhar títulos e o respeito dos mais poderosos clubes ingleses e da Europa.

O magnata não escolheu o clube por acaso, e sim pelo fato do clube ser de uma parte importante da cidade e pelo fato de ter uma grande torcida diferente de outros clubes da capital. Após pouco tempo sobe o comando do novo proprietário o Chelsea começou a colecionar conquistas, causando alegria aos torcedores e dor de cotovelos aos rivais.

Ao mesmo tempo em que o clube ganhava grande conotação, também era odiado e criticado por torcedores rivais e também alguns jornalistas. A tradição, e o fato de ter uma das maiores torcidas do país começaram a ser deixadas de lado, dando lugar a hostilização. O clube mudou sim de patamar com a chegada do magnata, mas para os torcedores a mudança no clube aconteceu bem antes do dinheiro do russo.
 
Nos anos noventa após passar por uma séria crise financeira, o Chelsea contratou o ídolo nacional Glenn Hoddle para treinar a equipe.  Para os torcedores a mudança de patamar do clube começou a acontecer com a chegar de Hoddle, o treinador usou a influência para trazer grandes jogadores ao clube como Ruud Gullit e Mark Hughes.

O treinador teve uma passagem rápida pelo clube, porém deixou um legado no clube, após a saída de Glenn Hoddle, Gullit assumiu o comando técnico trazendo ao clube novas estrelas do futebol, como: Gianluca Viali, Roberto Di Matteo e Gianfranco Zola. Para grande parte dos torcedores esse foi o melhor tempo de Stamford Bridge, esse time conquistou algumas copas nacionais e levaram o clube a disputar a Champions League.

O atual momento do clube, vitorioso, para muitas pessoas apaga a tradição do clube. A história continua… E com promessa de excelentes capitulos ao torcedor.

Por Henrique Elias
Via Chelsea Noticias
 

0 comentários: