Principais estádios da Premier League Parte 2

Semana passada, apresentei quatro dos principais estádios usados na Premier League. Hoje tem a segunda parte. St James Park, do Newcastle, City Of Manchester, do Manchester City, Stadium of Light, do Sunderland.

St James Park - Newcastle


Vista do alto de St James Park

É o quarto maior recinto desportivo em Inglaterra (apenas superado por Wembley, Old Trafford, Emirates e o Millenium), o estádio dos Magpies tem uma longa tradição desportiva e ainda hoje é visto como a jóia da coroa do norte inglês. Foi construido em 1880 como um pequeno recinto desportivo para os conjuntos locais num território comunitário, rodeado de parques e casas dos novos senhores ricos da cidade, bem junto do limite da cidade. A construção das primeiras bancadas levou a vários protestos dos locais, que acreditavam que o recinto manchava a imagem distinta da zona no espectro urbano de Newcastle.

Mas o progresso desportivo falou mais alto e o nascimento da Gallowgate End, o celebre topo norte. Vinte anos depois, já com a equipa establecida na First Division, a capacidade do estádio foi ampliada para 60 mil lugares com o nascimento de mais duas bancadas, incluindo a Millburn Stand, local onde, desde então, se juntaram os adeptos mais fanáticos dos Toons. Ao seu lado foi construida uma piscina para os filhos dos adeptos passarem as horas em dias de jogos. O estádio começava a ganhar vida própria. Durante a primeira metade do século o St James` Park emergiu como um dos mais importantes e bem construidos estádios de futebol em Inglaterra. Recebia jogos de rugby com regularidade e em 1930 o estádio foi coberto pelo engenhoso arquitecto Archibald Leitch, responsável pela construção de Craven Cottage, Old Trafford, Anfield Road ou Hampden Park. A evolução do recinto estagnou no pós-guerra e isso acabou por levar a FA a vetar o estádio para a lista do Mundial de 1966. Uma decisão que motivou várias disputas entre o clube e o mayor local. Foi mesmo equacionado abandonar St. Jame´s por um novo e multifuncional estádio conjunto com o eterno rival e vizinho Sunderland.

Vista de dentro do estádio.

A ideia foi abandonada em 1971 quando se começou a trabalhar na renovação do recinto. À medida que o histórico clube nortenho perdia importância dentro do espectro competitivo, mas complicada era a própria renovação do campo. Os topos foram demolidos, especialmente depois do estádio ter sido vetado em questões de segurança pelo relatório Taylor, e a chegada ao clube de John Hall, um milionário local que adquiriu o clube, significou uma lufada de ar fresco para o recinto dos Magpies. À medida que a equipa recuperava a sua importância desportiva, durante o primeiro mandato de Kevin Keegan, o estádio era totalmente renovado e aumentado até chegar a uma capacidade de 53 mil lugares. Suficientes para acertar contas com a história e receber três jogos do Euro 96. Mesmo assim a direcção do clube ponderou construir, pouco tempo depois, um estádio totalmente novo a 1 kms de distância. O projecto foi abandonado e desde então o recinto tornou-se num exemplo de renovação progressiva, algo que nem a súbita descida de divisão dos Magpies alterou.

City of Manchester Stadium - Manchester City

City of Manchester Stadium
É o quinto maior estádio na Premier League e da décima segunda maior do Reino Unido com uma capacidade de assentos de 47.805. O estádio foi inicialmente proposto para o principal estádio de atletismo em Manchester, tentativa fracassada para os Jogos Olímpicos de Verão 2000 . O estádio atual foi construído para os Jogos da Commonwealth de 2002 a um custo de £ 110 milhões. Para garantir valor econômico e evitar um elefante branco , foi decidido que o Manchester City iria herdar o estádio, e assim logo após os Jogos terminar, uma camada adicional de assentos foi escavado abaixo da pista de atletismo anterior, de modo a converter para uso para o futebol . Além do atletismo, o estádio também sediou a Final da Taça UEFA 2008.

O interior do estádio é uma circulo oval contínuo, com três camadas de assentos para os lados, e duas camadas em cada extremidade. Enquanto o assento é contínua, cada lado do estádio tem o seu próprio nome na forma de um campo de futebol tradicional. Inicialmente, todos os lados do estádio foram nomeados pela direção da bússola (Norte e Sul Suporte Suporte para as extremidades, Stand Oriente e Ocidente Suporte para os lados). Em fevereiro de 2004, após uma votação por fãs, o Stand Oeste foi rebatizado o de Bell Colin stand em homenagem ao ex-jogador. O Stand do Sul foi oficialmente nomeado o 103 Chave Fique por razões de patrocínio de 2003 a 2006, embora esta designação foi largamente ignorado pelos defensores. Uma parte do stand do Norte foi designado o suporte familiar para os adeptos com pelo menos uma criança, mas da temporada 2010-11 todo o stand do Norte foram destinados para as famílias. O estádio é a peça central de uma área conhecida como Sportcity , que inclui vários outros espaços desportivos. Adjacente ao estádio é o Manchester Regional Arena , que serviu como uma pista de warm-up durante os Jogos da Commonwealth e agora é um local que hospeda capacidade de 6.178 provas nacionais de atletismo e anteriormente hospedado Manchester City jogos de equipe reserva.

City of Manchester Stadium
A Manchester Velodrome e Nacional de Squash Center estão a curta distância do estádio. Em setembro de 2006, o Manchester City recebeu a permissão de planeamento para a construção de 85 metros (279 pés) de turbinas eólicas no estádio. Desenhado por Norman Foster , a turbina foi concebido para fornecer energia para o estádio e casas vizinhas, mas as preocupações de segurança sobre o gelo nas lâminas levou a proposta a ser lançadas. De 2005 a 2009, uma escultura de Thomas Heatherwick , B of the Bang , esteve presente em frente ao estádio. Construído para comemorar o sucesso da Commonwealth Games 2002, era o mais alta escultura no Reino Unido. No entanto, problemas estruturais levaram à escultura sendo desmantelada em 2009. Depois de aumentar os valores bilhetes e vender todos os 36.000 ingressos para a temporada para a temporada de 2010-11, o clube acredita-se estar olhando para aumentar a capacidade do estádio. O clube assinou um acordo com Manchester City Council março 2010 para permitir a recuperação de áreas ao redor do estádio e ampliação do estádio para 60.000 possível. O aumento da capacidade tem sido especulado, mas é desconhecido, os planos para pelo menos 60.000, adicionando um terceiro nível para as arquibancadas norte e sul, que estão por trás do gol ter sido elogiado. Um aumento de capacidade para 75 mil tem sido apontado também e acredita-se ser encorajada pela tentativa do clube para garantir que o estádio era grande o suficiente para sediar partidas-chave se a Inglaterra ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2018(Quem será sede será a Rússia) . 

 Stadium of Light - Sunderland

Fachada do estádio.


O Stadium of Light é um estádio de futebol localizado em Sunderland, Inglaterra. Com espaço para 49.000 espectadores, o Stadium of Light tem a quinta maior capacidade de qualquer estádio de futebol em Inglaterra e é um dos cinco fundamentos do país para lhe ter sido dado um quatro-estrelas pela UEFA. O estádio tem principalmente como anfitriões o Sunderland A.F.C.. O nome Stadium of Light baseia-se no nome do estádio do clube português Sport Lisboa e Benfica, chamado Estádio da Luz (cuja tradução para inglês é Stadium of Light). Bem como o estadio é a casa dos jogos do Sunderland, o estádio já sediou jogos da Seleção Inglesa de Futebol em duas ocasiões.

Estádio por dentro.

Com uma capacidade inicial de 42.000, ela foi ampliada em 2002 com 49.000 lugares, e sua concepção simplista é esperado para permitir até uma eventual na capacidade de 63.000. A participação do recorde no Estádio é 48.285, estabelecido em 2001 contra o Leeds United. Juntamente com hospedagem jogos de futebol, o estádio está previsto para acolher dois concertos musicais em 2009, com os Oasis e Take That como principais intérpretes. O estádio é separado em stand Oeste , stand do Norte , Stand Médio (antigo Stand da Vaux, o Stand Carling, e Fosters Fique respectivamente), eo stand do Sul (também conhecido como o Metro Fique FM). O Confronto Oeste inclui o Concourse Premier que é o nome da camada superior, e um número de caixas executivos. O Confronto Norte também inclui uma camada superior, chamada de Alto Strongbow , que contém o Bar Black Cats.

Por Thiago de Lis, com informaçoes do site wikipédia e emjogo.sapo.pt

Um comentário: