Principais estádios da Premier League Parte 1

Você já deve ter ouvido falar muito dos clubes ingleses, mas pouco conhece sobre seus estádios. Hoje, o post será dedicado ao estádios dos clubes da Premier League. Nesta primeira parte, serão quatro estádios. Do Arsenal, do Liverpool, do Man Utd e do Chelsea.

Arsenal - Emirates Stadium

Emirates Stadium
Você se lembra do Highbury ? Pois então, o Arsenal tinha certeza que o estádio de Highbury não tinha uma capacidade total relativamente boa para suas partidas. Era cerca de 38.419 pessoas durante a última parte da década de 1990. A construção do estádio começou em fevereiro de 2004. O clube anunciou que, até fevereiro de 2006, 90% das cadeiras cativas haviam sido vendidas, e até junho de 2006, o resto havia sido vendido também. Os holofotes do estádio foram testados com sucesso pela primeira vez em 25 de junho, pouco menos de um mês antes de sua inauguração, e um dia mais tarde os postes foram erguidos.

Vista de fora do estádio
Inicialmente o estádio se chamaria Ashburton Grove, nome da rua onde está localizado, mas em 5 de outubro de 2004, o Arsenal anunciou um acordo de patrocínio de £100 milhões com a companhia aérea Emirates Airlines. O acordo previa a mudança de nome para Emirates Stadium, como uma estratégia de marketing da companhia dos Emirados Árabes Unidos. O projeto custou £430 milhões, incluindo o custo da infra-estrutura associada. O acordo previa também o patrocínio de camisa por um período de oito anos, a partir da temporada 2006-07.

Liverpool - Anfield

Jogo do Liverpool em Anfield
É a casa do time de futebol Liverpool FC. Já foi chamado de Fortress Anfield (Fortaleza Anfield, devido à dificuldade dos visitantes em vencer na casa do Liverpool).
Foi inaugurado em 28 de Setembro de 1884, substituindo o Stanley Park e a primeira partida foi realizada justamente pelo arqui-rival, Everton, contra o Earlstown. Vitória do Everton por 5 a 0.

Em 1892, numa disputa entre os donos do Anfield e a diretoria do Everton devido ao aluguel, levou ao abandono do estádio e o início da nova casa do Everton, o Goodison Park. John Houlding, um dos donos do estádio, fundou o Liverpool FC em 1892 (a principio, ele registrou o time como Everton Football Club, mas a Federação Inglesa não aceitou registrar dois clubes com o mesmo nome).

Em 1 de Setembro daquele ano, o Liverpool FC fez sua primeira partida no Anfield (ironicamente, no mesmo dia, o Everton fez sua 1ª partida no Goodison Park), vitória sobre o Rotherham Town por 7 a 1.

Atualmente tem capacidade para 45.362 torcedores, mas o recorde de público é de 61.905 torcedores no jogo Liverpool FC x Wolverhampton Wanderers, em 2 de Fevereiro de 1952, pela Copa da Inglaterra. A média de público do Liverpool FC na Premier League nos últimos anos é sempre superior aos 40.000 torcedores.

Manchester United - Old Trafford

Fachada do Old Trafford
Com certeza um dos maiores palcos de futebol do mundo. Não é a toa que tem o apelido de "Teatro dos Sonhos". Foi Fundado em 1910 e desde maio de 1989, a capacidade do estádio é de 56.000 espectadores, as cadeiras são todas cobertas. Em 1996, recebeu melhorias para o Europeu de futebol em 2000 e foi ampliado para 67.500 lugares com a construção da nova arquibancada Leste, fazendo dele o segundo maior estádio na Inglaterra só batido pelo famoso Wembley.

O clube em 2004 começou a efetuar um estudo de impacto para preparar a expansão do estádio para os 75.000 lugares sentados. No início pensou-se em construir um novo estádio no mesmo local que Old Trafford está construído mas, o plano foi abortado por falta de espaço para a expansão. Com a expansão do Teatro dos Sonhos, o clube ficou com o segundo maior estádio do país, com 75.000 lugares sentado, só batido pelo novo estádio de Wembley em Londres que suporta 80.000 espectadores.

Voce Sabia que ?
Old Trafford
A melhor média de público no Old Trafford em uma temporada foi registrada na temporada 2006-07, 75,826 espectadores por jogo. A pior média em uma temporada foi alcançada em 1930-31, quando apenas 11.685 pessoas assistiam cada jogo. Segundo levantamento feito, 2.187.408 assistiram os jogos do Manchester na temporada 2007-08, e viram o clube vencer a Liga dos Campeões e avançar para a sexta fase da Copa da Inglaterra.

Chelsea - Stamford Bridge

Vista do alto de Stamford Bridge
Com capacidade para cerca de 43.000 pessoas, foi inaugurado em 28 de Abril de 1877. O estádio foi construido pelos proprietários do London Athetics Club, para competições de atletismo, e comprado pelos irmãos Gus e Joseph Mears em 1896, mas só tomando posse em 1904. A intenção dos irmãos Mears, era que o estádio recebesse partidas do mais alto nível do futebol. Após fracassos em trazer partidas da elite do futebol inglês, resolveram vender o estádio, mas por conselho de seu amigo Fred Parker, os irmãos Mears resolveram não vende-lo e, criar um clube para disputar partidas no estádio, surgindo assim, o Chelsea Football Club.

Após as obras de modernização, visando a segurança e o conforto dos espectadores, o estádio teve sua capacidade reduzida para 41.841 torcedores, mas o seu recorde de público deu-se em 12 de Outubro de 1935, no clássico londrino contra o Arsenal, quando foram registrados 82.905 torcedores

No início de 1970 os proprietários do clube, embarcou em um ambicioso projeto para renovar Stamford Bridge. No entanto, o custo da construção não foi possivel após uma greve de construtores e a escassez de materiais. O aumento no custo, combinado com outros fatores, enviou o clube em declínio. Como parte da reestruturação financeira no final de 1970, o valor simbólico foi separado do clube e quando novo presidente, Ken Bates, comprou o clube por £ 1 em 1982, ele não comprou o terreno. Um grande pedaço do Stamford Bridge foi posteriormente vendida para desenvolvedores de propriedade Estates Marler. A venda resultou em uma luta longa e amarga legal entre Bates e Estates Marler. Estates Marler foi finalmente forçado a falência depois de um crash do mercado no início de 1990, permitindo Bates para fazer um acordo com seus bancos e re-unir o freehold com o clube.

Stamford Bridge por dentro.
A reconstrução do estádio começou novamente e sucessivas fases de construção na década de 1990 ter eliminado a faixa original em execução. A construção do Oriente 1973 stand começou o processo de eliminação da pista. Todos os stands, agora coberta e todos os lugares , são imediatamente adjacentes ao campo. Esta estrutura tem o efeito de concentração e capturar o ruído de apoiantes.

Futuramente, de acordo com Roman Abramovich, o clube anunciou que pretende estender Stamford Bridge para cerca de 55 mil lugares. No entanto, a sua localização em uma parte fortemente construída de Inner London perto de uma estrada principal e duas linhas ferroviárias torna esta ampliação muito difícil.

Por Thiago de Lis. Pesquisa: Wikipédia, Chelseafc.com

0 comentários: